segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A importância da Literatura encontra-se na sua capacidade de provocar reações e emoções diversas, trazendo a quem lê o mundo social. De modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo. A literatura Infantil amplia e diversifica nossas visões e interpretações, incentiva a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam. O livro é uma fonte riquíssima que abre infinitas possibilidades para a criança, pois os textos de literatura infantil estimulam a criatividade. É dever do professor ser um  leitor com conhecimento amplo e disposto a usar de metodologias que atraiam o aluno a leitura, e  direcionem seus interesses no mundo da literatura.


Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos;
 o exercício da eloquência e da poesia;
o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época;
a carreira das letras.

BIBLIOGRAFIA: pt.wikipedia.org/wiki/Literatura

A leitura

A literatura fantasista foi a forma privilegiada da Literatura Infantil, desde seus primórdios (sec. VII), até a entrada do Romantismo, quando o maravilhoso dos contos populares é definitivamente incorporado ao seu acervo (pelo trabalho dos Irmãos Grimm, na Alemanha; de Hans Christian Andersen, na Dinamarca; Garret e Herculano em Portugal; etc.)
            Literatura Infantil é importante sob vários aspectos biopsicosociais. Quanto ao desenvolvimento cognitivo, ela proporciona às crianças meios para desenvolver habilidades que agem como facilitadores dos processos de aprendizagem. Estas habilidades podem ser observadas no aumento do vocabulário, nas referências textuais, na interpretação de textos, na ampliação do repertório lingüístico, na reflexão, na criticidade e na criatividade. Estas habilidades propiciariam no momento de novas leituras a possibilidade do leitor fazer inferências e novas releituras, agindo, assim, como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem não só da língua, mas também das outras disciplinas.
Literatura Infantil, nas escolas, deve despertar o gosto pela leitura, pois "(…) a literatura pode proporcionar fruição, alegria e encanto quando trabalhada de forma significativa pelo aluno. Além disso, ela pode desenvolver a imaginação, os sentimentos, a emoção, a expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa". (SAWULSKI, 2002).

A literatura

Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem com histórias de contos de fadas, contadas pelos pais, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. No processo da aquisição da leitura e da escrita, a literatura infantil tem uma grande importância, pois nos anos iniciais da educação formal, a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvem um mundo imaginário. Os livros que trazem a literatura devem estar sempre presentes na vida dessa criança. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer. A literatura infantil pode, para muitos, parecer brincadeira, mas na realidade é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor nas séries iniciais.

A arte da leitura

A leitura faz do ser humano mais dígno, compreensível, engrandece a alma com os valores que adquiri. Venho descrever sobre nosso maior tesouro em execução, o Momento da Leitura que se descreve da seguinte maneira: Um sinal é dado com uma gravação dizendo ser o momento nobre da leitura, todos deverão pegar seus livros, documentários, e diversas fontes de leitura, todos terão dez minutos para leitura, com o texto em mãos começarão. Todos entusiasmados com seus textos começam a viajar ao som de uma música leve de fundo. Todos mergulham seus olhinhos em letrinhas mágicas, começa aí o incentivo para uma leitura momentânea de grandes recursos futuros. Mas uma observação, ninguém sabe o horário do Momento de leitura, ele é uma surpresa que acontece em qualquer horário durante a aula, todos os funcionários param, todos mergulham no mundo mágico da leitura. Ao final é feita uma reflexão do momento, podendo ser trabalhado interdisciplinarmente com todos os alunos e os demais funcionários a consciência de que a leitura enriquece o vocabulário, a mente e alimenta a alma. Esta foi uma postagem, a primeira de muitas postagens sobre o trabalho feito na Biblioteca da E. M. Amâncio Bernardes com a produção do blog por Elaine Aparecida de Sousa, bibliotecaria. Agradecimentos a toda direção e supervisão. Em breve novas postagens sobre o trabalho feito na biblioteca...
Ler é algo fascinante. A leitura engrandece a alma.