quarta-feira, 6 de julho de 2011

Projetos da Revista Nova Escola.

Produção de minicontos no Twitter

Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Conteúdo
Produção de textos 
Objetivos
- Identificar a adequação do uso da língua escrita em veículos diferentes.
- Desenvolver a síntese.
- Utilizar recursos coesivos.

Conteúdo
- Produção de textos

Anos
6º ao 9º.

Tempo estimado
Sete aulas.

Material necessário
Livro Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século XX (org. Marcelino Freire, 240 págs., Ateliê Editorial, tel. 11/4702-5915, 34 reais) e computador com acesso à internet.

Flexibilização
Para alunos com deficiência intelectual
Apresente o Twitter antecipadamente ao aluno com deficiência intelectual e proponha que ele escreva alguns posts para adaptar-se à rede social. Oriente-o na leitura do livro de Marcelino Freire e sugira que os colegas comecem a história, para que o aluno entenda a lógica da produção e também contribua com o livro de microcontos da turma. Se ele ainda não consegue escrever períodos completos, sugira que diga quem serão os personagens da história ou descreva os cenários, orientando a produção dos colegas. O trabalho em duplas ou em pequenos grupos também contribui, assim como a produção de textos sobre temas cotidianos, próximos da realidade do aluno.

Desenvolvimento
1ª etapa
Pergunte à classe quem usa o Twitter e quais são suas características. Deixe que os usuários apresentem a ferramenta aos colegas. Caso não haja alunos que conheçam a ferramenta, disponibilize impressos que reproduzam as postagens. Compare-a com blogs, torpedos de celular e postagens de redes sociais.

2ª etapa
Apresente o livro Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século XX. Antes da leitura, mostre o formato do volume, que já aponta para a concisão do seu conteúdo. Selecione cerca de dez contos e leia-os com a turma. Observe que a brevidade das produções do livro faz com que eles sejam microcontos.

3ª etapa
Oriente a produção de uma história dentro de uma temática que agrade a garotada. Comece com a escrita em papel comum. Não limite o tamanho do texto nesta etapa, mas ressalte que ele se tornará um microconto posteriormente.

4ª etapa
Peça que os jovens reescrevam o texto, cortando palavras ou frases que julgam desnecessárias. Explique que, nesse gênero, a descrição de personagens e cenários não é uma boa ideia, pois ela ocupará muito espaço, sobrando quase nada para a história central. Fale da possibilidade de o microconto sugerir, em vez de contar. Para que eles entendam melhor o assunto, escolha uma história do livro e leia em voz alta. Reflita com a turma, discutindo qual a história central que o texto conta.

5ª etapa
Após a primeira reescrita, verifique quanto os textos diminuíram. Peça que compartilhem com o colega ao lado e que a dupla discuta os critérios de edição. Circule pela sala, interferindo nos debates e sugerindo formas de diminuir os microcontos. Questione sobre qual é a ideia daquela história e pergunte ao colega o que ele entendeu após a leitura, e vice-versa. Peça que os alunos reescrevam sua história no computador, sem ultrapassar os 140 caracteres.

6ª etapa
Organizados em grupos, os estudantes devem ler os contos dos colegas e eleger o melhor texto de cada um. Oriente que eles levem em consideração não apenas o seu aspecto formal mas também o caráter impactante. Recolha as outras produções e verifique se há problemas relativos à coerência, ao estilo e ao uso de conectores linguísticos. Para observar se os trabalhos escolhidos encontram-se dentro do padrão solicitado, crie uma conta de e-mail e peça que os alunos enviem os textos para ela. Verifique o número de caracteres deles. Se fugirem ao estabelecido, reoriente a seleção.

7ª etapa
Crie uma conta no Twitter, o "livro virtual" que reunirá todos os microcontos selecionados ou um livro impresso com os mesmos textos. Eles devem seguir o formato do Twitter.

Produto final
Livro virtual ou impresso.

Avaliação
Analise com a turma os microcontos descartados e verifique o porquê de eles não terem sido escolhidos: ultrapassaram o número de caracteres estabelecido?, possuem problemas de contectores linguísticos?, não impactam o leitor? Aponte as deficiências encontradas e proponha reescritas coletivas.
Consultoria: Jorge Luiz Marques
Professor do Colégio Militar do Rio de Janeiro e do Colégio Pedro II

Nenhum comentário:

Postar um comentário