sexta-feira, 1 de julho de 2011

Meu projeto de poesia...


Projeto Oficina poética - Escuta e oralização de poesias


Autoria: Elaine Aparecida de Sousa (bibliotecária graduanda de pedagogia)

Local: E. M. Amâncio Bernardes


Duração: Um mês (setembro)

Público alvo: 2º ao 5º ano.

Justificativa: Através da Oficina Poética, é despertado o gosto pela poesia e poemas com atividades bastante diversificadas, o professor irá  proporcionar ao aluno um maior convívio com um tipo de linguagem emotiva, estreitando as suas relações com a arte das palavras.
Os poemas poderão fazer parte da biblioteca da sala com diversos poemas, trovas, quadrinhas que poderão ser utilizados em coros falados e trabalhados em aulas de Português.

Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa

Conteúdo
Escuta e Produção Oral

Objetivos gerais:
·         Despertar o gosto pela leitura e poesia.
·         Resgatar a cultura de nossos autores.
·         Desenvolver habilidades poéticas, criativas e expressivas.

Objetivos específicos:
  • Ampliar o repertório literário.
  • Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
  • Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir.
  • Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
  • Aprender a expressar-se num grupo.
    Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.

Objetivos Procedimentais:
·         Dentro da área de português os alunos irão conhecer  os autores mais conhecidos.
·         Criar um varal de poemas  criados pelos alunos de sua autoria.
·         Os alunos irão expressar suas poesias criadas por eles na hora poética.
·         Concurso e publicação dos poemas dos alunos em forma de livros.
·         Entrevistas com poetas da cidade.
·         Trabalhar os diversos poemas dentro da pontencialidade de cada professor.
·         Trabalhar o teatro dentro de poemas dramatizando e desenvolver a habilidade oral.
·         Promover debates sobre  os estilos poéticos.
·         Fazer comparações sobre autores antigos.
·         Expor poesias ilustradas e coletadas pelos alunos.

Material necessário
Livros variados de poesias de autores como Cecília Meireles, Cora Coralina, Elias José, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes, Eva Furnari, Tatiana Belinky, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Sérgio Caparelli, Mário Quintana, entre outros.

Desenvolvimento:
·         Dividir a turma em grupos. Cada grupo irá elaborar uma coletânea de alguns autores mais conhecidos ou à escolha dos alunos: Cecília Meireles,  Vinícius de Morais, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e outros.
·         Criar um varal de poemas, onde os alunos colocarão os de sua autoria.
·         Hora poética, onde os alunos, em dia e hora marcados, irão apresentar as poesias criadas por eles.
·         Concurso e publicação de poemas produzidos pelos alunos, apresentados em forma de livros feitos por eles, com capas de cartolina também ilustradas por eles.
·         Realizar  entrevistas com poetas conhecidos ou da própria comunidade.
·         Adaptar uma música a um poema criado pelo aluno.
·         Desenhar o que o poema comunica-lhe.
·         Criar um poema tirado de uma notícia de jornal.
·         Codificar o poema (usando símbolos).
·         Interromper a leitura do poema de súbito,  num ponto que possa soltar a imaginação do aluno.
·         Ele fará a conclusão que sua criatividade pedir.
·         Dramatização de textos poéticos de outros autores ou dos alunos.
·         Apresentação de jograis de poemas criados pelos alunos.
·         Promover debates confrontando estilos poéticos e características entre dois autores contemporâneos.
·         Pedir que comparem poesias de autores mais antigos como: Olavo Bilac (A flor e a fonte), Casimiro de Abreu (Meus oito anos), Coelho Neto com autores mais  modernos: Cecília Meireles, Vinícius de Morais e outros, para fazerem a comparação entre a realidade mais antiga e a atual.
·         Dar um poema para os alunos passarem para prosa.
·         Confecção de um álbum seriado, onde os alunos escreverão o poema criado por eles.
·         Exposição de poesias ilustradas produzidas ou coletadas pelos alunos.



Produto final
Sarau de poesias com a participação dos alunos, professores, pais e familiares (que façam a inscrição com antecedência) e folder que contenha as poesias escritas.

Avaliação
Ao final do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas, por exemplo), se expressarem e se apresentarem em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia apresentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário